Móveis com pé palito: saiba como eles surgiram e como aderir

Na década de 40, após a Segunda Guerra Mundial, os americanos sentiram a necessidade de tornar tudo mais leve e fluido, visto o abalo que a guerra causou ao país e à sociedade como um todo. O consumo aumentou e com ele, surgiu a fabricação de produtos em série (inclusive móveis) que se tornaria tendência mundo afora. Os pés alongados e finos em formato de cones, geralmente inclinados para fora, transmitem um ar de leveza para o móvel e, consequentemente, para o ambiente. Era tudo o que o mundo e as pessoas precisavam naquela época que passava por grandes mudanças. Por isso, os pés palito tiveram um impacto considerável na história da decoração e do design. 

À primeira vista, observar um móvel grande como uma mesa ou um sofá, sustentado por pés finos, trouxeram um misto de encantamento e intriga. Afinal, como aqueles pezinhos conseguiam suportar algo tão grande e pesado? Os pés desses móveis foram resultado de uma inovação tecnológica da época. Os especialistas perceberam que ao criar pés cônicos e ligeiramente oblíquos, eles seriam capazes de lidar com o peso e a pressão do seu uso. 

Os móveis com pé palito são amplamente utilizados em projetos de decoração que envolvem o estilo retrô, deixando os espaços com um toque mais interessante. Porém, as características desse móvel fizeram com que ele se tornasse uma peça atemporal, capaz de transitar entre estilos de diferentes épocas e lugares, sendo uma versatilidade que possibilita contar com móveis nesse estilo em qualquer ambiente da casa. 

Como usá-los na decoração?

Os pés palito podem estar presentes em cadeiras, sofás, racks, buffets e poltronas. Todos esses móveis já aderiram aos pés esguios, que conferem um ar vintage e elegante. Separei algumas dicas para você não errar ao usar essa referência:

- Eles ficam perfeitos se combinados com móveis vintages ou retrô. 
- Podem ser usados em um ou mais móveis no espaço (embora não é indicado sobrecarregar, pois são móveis marcantes), se forem usados de forma sutil, combinam entre si. 
- Atente-se as cores dos pés dos móveis para as tonalidades conversarem entre si;
- Por serem clean, eles incorporam diversos estilos diferentes, ou seja, não tenha medo de usá-los independente do estilo do seu ambiente. 
- Para um ar mais descolado, utilize estampas e cores vibrantes nos assentos;


E aí, vocês já conheciam os pés de palito? Usariam na decoração?

Essa postagem é patrocinada

2 Pessoas Comentaram!

  1. Acho super charmoso esse estilo de móveis, os pés de palito até facilita na hora da limpeza por não acumular sujeira em baixo!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula,
    Esse tipo móvel é bem vintage, acho bacana para decoração.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir