Eu pessoalmente acho que nada é em vão. Acredito que Deus quer mandar um recado para nós, com essa crise hídrica rolando por aí, nos obrigando a mudar nossos hábitos, antes de ficarmos sem esse recurso tão valioso e essencial para a vida em nosso planeta. Ainda há tempo de transformação, mas é necessário mudar algumas coisas no nosso cotidiano, por isso hoje trouxe para vocês algumas dicas criativas - ou diferentes - para economizar água. Mudanças simples podem fazer toda a diferença, inclusive no bolso $$$. Vamos conferir?
1 - Não desperdice a água do cozimento do macarrão, legumes ou de verduras. Guarde-a para para regar plantas, que ainda estarão recebendo de alguma forma, nutrientes dos alimentos que foram cozidos nela.
2 - Troque o copo d'água por squeezes ou garrafinhas. Para lavar um copo, é necessário pelo menos o dobro dele. Pode parecer pouco, mas imagine quantos copos serão lavados durante o dia? Como o squeeze ou a garrafinha são fechados, garantem a higiene e exigem menor necessidade de lavagem, até por que, só serão usados por uma só pessoa.
3 - Faça xixi no banho. Acredite, isso economiza pelo menos 12 litros de água por dia. Em uma casa com 5 pessoas assim como a minha, a economia no final do mês será de 1.800 litros de água potável.
4 - Corte o cabelo e use o shampoo seco pelo menos 1 vez por semana. É o que eu tenho feito e com isso, economizado no mínimo 180 litros de água por mês. Optei em trocar um dia de lavagem e estou usando o Shampoo Seco Batiste e não me arrependo.
5 - Compre menos. Acredite, essa é uma das opções que realmente fazem diferença, já que tudo leva água em sua produção. Seja consciente: Compre apenas o necessário e passe a reciclar e reutilizar produtos. A Mãe-Terra agradece.Na pesquisa que fiz para essa postagem, li uma sugestão muito interessante: Que deveríamos conhecer nossa fonte de água, seja rio, lago ou aquífero que abastece nossa casa. Uma vez que o conhecêssemos, nos preocuparíamos mais com ele e não desperdiçaríamos água. Eu amei a ideia! Há muitos anos, em uma excursão da escola, conheci a estação de tratamento. Agora coloquei na cabeça que quero conhecer o rio também. Quando eu conseguir, mostro pra vocês. E aí, você tem alguma dica interessante pra compartilhar conosco?
Tenha um dia abençoado!
44 Pessoas Comentaram!
Eu sempre andei com garrafinhas de água, é algo meu, não consigo viver sem garrafinhas.
ResponderExcluirFazer xixi no banho, pode parecer nojento, mas é prazeroso auhsuahsua.
Eu não posso cortar meu cabelo agora porque ele vai para doação;
Existem várias formas de economizar água, as pessoas devem ter mais consciências, parabéns pelo post.
Amiga, adorei post. Super informativo e temos que ser conscientes e rever nossas atitudes, assim chegaremos em um censo comum e faremos uma grande diferença.
ResponderExcluirBeijinhos ;*
Tenha uma quarta-feira iluminada!
Oktobonita.blogspot.com
Fazer xixi no banho e usar garrafinha sempre fiz kkkkkkkkkk. Mas adorei as outras dicas!
ResponderExcluirBeijo!
dicas muito boas Paula, vivo com garrafinha d'água por onde vou
ResponderExcluireu conheço a estação de tratamento daqui e o rio também, moro do ladinho
beijo
Adoletas
Ótimas dicas, adorei!!!
ResponderExcluirSempre uso só garrafinhas e faço xixi no banho.
Vou aderir as outras dicas.
Beijos
janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br
Excelente dicas
ResponderExcluireu uma vez tbm fui conhecer a estação de tratamento de Itumbiara quando morava lá
a ideia da garrafinha já está sendo utilizada lá em casa.
http://www.morenaemoderna.com/
Gostei muito das dicas, squeezes é minha parceira a algum tempo rsrs. Tenho maquina de lavar roupas automática, mas não jogo a água fora, solto nos tanques e uso para limpeza da casa e quintal, e outras coisas!
ResponderExcluirMuito legal esse post.
Beijos
http://katiaspironelli.blogspot.com.br/
Oi
ResponderExcluirDefinitivamente toda essa situação pela qual estamos passando me fez dar muito mais valor para a água, é um dos nossos maiores bens e parece que algumas pessoas ainda não entenderam isso.
Essas medidas apresentadas no texto são realmente importantes, porém a indústria e o governo são a parte mais importante pra que a água não acabe, sem eles nossas medidas apenas adiaram um pouco o inevitável.
Beijos, O Outro Lado da Raposa
Oi Paula são dicas valiosas fico preocupada com a situação do nosso planeta a chegar a tal ponto de termos que economizar água um bem tão precioso!!
ResponderExcluirTenho usado bastante as garrafinhas e evitado desperdiças água em casa utilizando por ex água da máquina para lavar a área!!
Beijos o que vale é a conscientização de todos!!
http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br
Oooi,
ResponderExcluirGostei das suas dicas. Aqui em casa, estamos sem água todos os dias das 10 as 20. Acho que todas as medidas de economia são validas. Suas dicas são otimas.
Acho que se todos fizerem um pouco já estamos fazendo muito - pra quem não fazia nada né? - fora que espero que com isso possamos aprender a não desperdiçar mais.
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Essa situação está complicada mesmo, uma pena que nem sempre podemos economizar tudo quanto gostaríamos, mas tenho feito o possível.
ResponderExcluirBeijos
www.estilogisele.com.br
Olá Paula,
ResponderExcluirAchei ótimo seu post sobre economia de água. Eu costumo escovar os dentes com a torneira fechada, só abro quando vou enxaguar. Qto ao cabelo, fecho a torneira quando coloco shampoo e condicionador e só abro quando enxáguo. Consciência é tudo.
Big Beijos
Lulu on the Sky
Olá....
ResponderExcluirAMEI as dicas....
Até, mais...
JaqueVirtual.
http://jaquevirtual.blogspot.com.br/
Amém!!!! Também acredito que através dessa situação DEUS quer mandar um recado para nós. E eu gostei do post. Só discordo da parte de cortar o cabelo... É só fechar a torneira ou chuveiro na hora em que estiver passando o shampoo e condicionador. Não precisa cortar o cabelo. Principalmente pessoas que são de igrejas que tem a doutrina de que não podem cortar os cabelos... Beijos lindona, fique com DEUS♥
ResponderExcluirhttp://blogonovodedeus.blogspot.com/
Ótimo post, tem toda razão quanto a lavar copos, como em casa sou eu e minha filha, meu marido trabalha o dia todo, em tão cada uma tem seu copinho para o dia todo, não é tão bonito pra organização da cozinha, mas lavar a louça apenas uma vez ao dia...ajuda tbm na economia!!
ResponderExcluirNo banho, pra lavar o cabelo, depilar, etc.. é bom fechar o chuveiro!!
beijooo
Bia
http://prosadepenteadeira.blogspot.com.br/
Concordo plenamente contigo Paula, acho que essa falta de água é um sinal divino pra que a gente aprenda a valorizar mais os recursos da natureza.
ResponderExcluirAdorei as dicas, algumas eu já estava praticando outras ainda não tinha pensado e vou começar a fazer a partir de agora.
Sua iniciativa com esse post foi ótima e super válida!
Beijos. ♥
Infinita Feminice
Parabéns pelo post, amei as dicas!
ResponderExcluirBeijos, Jell e Marcelo
www.urbanoeretro.com.br
Dicas maravilhosas! Nesse momento de crise nada melhor que economizar né??
ResponderExcluirhttp://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/
Post de utilidade pública, Paula! Muito bom!
ResponderExcluirVejo por aí que ainda falta muita consciência da importância de economizar água.
Duas coisas que tenho posto em prática: usar tambores pra recolher água da chuva (usamos na piscina e também pra regar plantas) e fechar o chuveiro na hora de passar o sabonete, o shampoo e o condicionador.
Beijo
Adorei o post super dicas.
ResponderExcluirhttp://vidrinhospreciosos.blogspot.com.br/2015/02/compras-no-paraguai-e-duty-free.html
Eu só não reutilizo a água do macarrão, o resto, tô dentro, já faço \o/
ResponderExcluirÓtimas dicas
♥
Beijos
Brilho de Aluguel
Dicas maravilhosa
ResponderExcluirSiga meu canal: https://www.youtube.com/watch?v=1LOCPg0HbTA
Amamos a dica, na nossa casa já praticamos algumas delas, mas algumas não sabíamos do tanto de economia trocando alguns hábitos.
ResponderExcluirBeijos
http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/
Caí de paraquedas no seu blog e justo nesse post incrível. Amei as dicas, todas ótimas e que feitas só resultarão em coisas boas. Sou da Paraíba e conheço o açude que abastece minha cidade e está de dar dó, realmente a visita é de suma importância e que gera preocupação.
ResponderExcluirBeijos, http://sonhosdegiz.blogspot.com.br/
Ótimas dicas! é bem verdade que no dia a dia desperdiçamos muita água.
ResponderExcluirIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Olá! Tudo bem?
ResponderExcluirQue idéia legal o assunto desse post! Muitas pessoas precisariam ler.. As suas dicas são ótimas, tem pessoas que não tem noção mesmo e não tá nem aí, eu fico muito brava com esse tipo!
♥ Coisas de Espelho
♥ Instagram
Beijos, Camila!
Adorei as dicas, estamos precisando msm :/
ResponderExcluirBjos!
http://amonailart.blogspot.com.br/
OI Paula, as dicas são ótimas, algumas eu já fazia agora outras não, nunca pensei em reutilizar a água do macarrão! Acho que demos realmente nos conscientizar do problema da falta d'água e tomar medidas mais efetivas de economia! Enfim o post tá excelente! bjs
ResponderExcluirDe Coturno & Spikes
Oi Paula, parabéns pela postagem, suas dicas são bem legais e simples, qualquer pessoa pode fazer! A dica do macarrão é incrível, eu nunca tinha pensado nisso! Muito bom! Parabéns mesmo!
ResponderExcluirSuper beijo!
www.pequenamenina31.blogspot.com.br
Sempre tive consciência de não esbanjar água, das dicas, xixi no banho e a garrafinha eu já tenho por hábito. Espero que qdo sairmos desta situação as pessoas não esqueçam e voltem aos antigos hábitos, como jogar água com a mangueira em muros para esfriar o calor, lavar calçadas, regar plantas, mesmo tendo chovido, e milhões de maus hábitos.
ResponderExcluirBjos,
Mony
Um blog sobre esmaltes & beleza
Eu sempre quero economizar aqui em casa, lavo o rosto com quantidade certa de água, passo sabão com chuveiro fechado, xixi no banho sempre, acho que todo mundo tem que ter consciência de que tem que economizar mesmo. Desses que você citou só não reutilizo a água do macarrão porque não tenho plantas aqui, rs. Beijos! Ótimas dicas.
ResponderExcluirBeijos!
Blog Pam Lepletier
Esse post veio super a calhar amiga.
ResponderExcluirConcordo com você, se Deus nos permitiu passar por isso é porque temos muito o que mudar e aprender.
Se cada um fazer a sua parte tudo vai melhorar muito.
Parabéns pelas dicas e pelo post.
Bjoo
Jéssica
www.minhasfeminices.com
Olá Paula!
ResponderExcluirQue post incrível. Em tempos de desperdícios como vivemos hoje, uma postagem dessas é uma mão na roda, além de abrir nossos olhos um pouquinho. As dicas são ótimas! Adorei essa de reutilizar a água de cozimento de verduras/legumes etc. Também vi em outro lugar uma maneira de reutilizar a água daquelas máquinas de lavar que fazem tudo. É bem interessante e realmente ajuda.
Beijos!
a l l u n a r ♥
Olá Paula, eu não moro em SP, mas concordo com suas dicas, principalmente com a que devemos consumir menos e isso vale não só pra quem mora em SP mas também pra todo Brasil, ás vezes temos que aprender pela dor.
ResponderExcluirhttp://redandvintage.blogspot.com.br
Adorei as dicas
ResponderExcluirAqui onde eu moro desde que vim morar aqui só chega água 1 vez por mês, então aprendi foi cedo economizar rs
Beijos
http://niviacoelhomakeup.blogspot.com.br/
Adorei as dicas, eu economizo água e fico indignada com as pessoas que mesmo com essa crise hídrica, continua lavando carro!!
ResponderExcluiramo seu blog, beijos
http://escrevervicia.blogspot.com
http://facebook.com/blogescrevervicia
Bons conselhos.
ResponderExcluirhttp://retromaggie.blogspot.pt/
adorei as dicas, é essencial economizar agua, aqui na minha cidade ja estamos em racionamento!
ResponderExcluirwww.blogamorarosa.com
Adorei as dicas! Cada um fazendo a sua parte já fará uma grande diferença.
ResponderExcluirBeeijos
http://masenstale.blogspot.com.br/
Parabéns! Um ótimo tema a ser tratado!!!
ResponderExcluirhttp://blogproscenio.blogspot.com/
Adorei o post, ótimas dicas. E informações que nem eu mesma sabia.
ResponderExcluirJá passou da hora de nós nos conscientizarmos e preservamos a água do Planeta né?
Bjs :*
http://acucar-ou-adocante.blogspot.com.br/
Se todos fizessem isso o mundo iria agradecer muito hein... adorei as dicas, sempre fiz xixi no banho e já começar a fazer as outras também, parabéns pelo post!
ResponderExcluirBeijos!
islary34.blogspot.com
Very Nice Post! Love the photo's! :)
ResponderExcluirhttp://salonfurnish.com
gostei mt das dicas, é mt importante a gente se concientizar sobre esse tema tao importante
ResponderExcluirwww.tofucolorido.blogspot.com
www.facebook.com/blogtofucolorido